quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Segredo da Comunicação Eficaz com Deus.


A Oração do Pai Nosso
Texto: Mat. 6:9-15

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome seja o teu nome, venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje e perdoa-nos as nossas dividas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores, e não nos deixe cair em tentação, mais livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. (Mat.6:9-13)

A oração do Pai Nosso é a mais conhecida de todos os tempo, a mais repetida e a mais importante, pois Jesus neste texto nos ensina como devemos orar.

Precisamos entender o que Jesus estava querendo ensinar para seus discípulos e para nós também nesta oração.

1 – Pai nosso que estás nos céus.
A oração começa primeiro falando sobre uma família, um pai que não é apenas meu ou seu, mas ele nosso.

Jesus neste texto ressalta a importância de entendermos que não somos únicos e nem indivíduos isolados e sim uma família onde temos irmãos que são diferentes de nós.

Existe muita gente que se acha a ultima bolacha do pacote, ministério acham melhores que os outros, que tem a revelação de Deus e se esquecem que existe vida fora de suas denominações.

O pai não é só seu é nosso.

Não somos filhos únicos de Deus, pertencemos a uma família, onde cada irmão não é igual a nós, é nesse multiforme maneira de crer e ver a Deus que ele se manifesta em nosso meio.

Na Igreja primitiva não vemos copias exatas nas igrejas, elas tinham grandes diferenças entre elas, não eram franquias umas das outras, e mesmo assim faziam parte do mesmo corpo.

Jesus começa a oração ressaltando a importância de entendermos que somos um corpo mesmo sendo diferentes, que temos irmãos ao nosso lado, que não somos os únicos detentores da graça e amor do Pai.

2 – Santificado seja o teu nome.
Em filmes e até mesmo na vida real lembro-me de várias situações que ouvi a frase:
- Você manchou o nome de nossa família.

Deus é santo e nada pode mudar isto, mais o que precisa ser santificado não é Deus e sim o seu nome.
Agora que pertencemos a família de Deus precisamos entender que representamos essa família aqui na terra. E quando andamos de forma desonrosa podemos manchar o nome da nossa família aqui na terra.

Infelizmente isso tem acontecido com muita freqüência em nosso tempo, existem pessoas que se dizem filhos de Deus mais se comportam como filhos do Diabo.

São pessoas briguentas, orgulhosas, medíocres, amuadas, libertinas, iracundas entre outras coisas que conhecemos tem manchado o nome de Deus.

Nós somos os representantes do Reino de Deus aqui na terra. Somos responsáveis por seu nome ser honrado, fazemos parte da família real celestial.

No final do século passado o príncipe Charles manchou a honra da família real inglesa com um caso extraconjugal que culminou na separação dele com a princesa Diana.

Todos os jornais noticiaram e até fotografaram essa situação, e isso foi muito ruim pois denegriu a honra do monarcas ingleses.

Tem muita gente manchando a honra da família real celestial, gente que se diz filhas do Rei mais que vivem uma vida que envergonha o seu pai e toda a sua família que é a igreja do Senhor Jesus Cristo.

3 – Venha o teu reino.
Reino nos leva a pensar em Reinado, Rei no comando, em domínio ou em trono.
O reino de Deus precisa vir sobre nossas vidas, por muito tempo temos sido os monarcas assentados no trono de nossas vidas.

O reino de Deus precisa vir primeiro em nosso coração, Ele precisa ser o Rei da nossa vida por completo.
Gosto de uma canção de louvor antiga que dizia, Jesus te entronizamos, declaramos que és rei, tu estás no meio de nós, te exaltamos com louvores, a ti fazemos um trono de louvores... Vem JESUS e toma o teu lugar...

O reino de Deus precisa vir sobre nossas vidas, precisamos dar o comando da nossa vida para ele e para de sermos os comandante de nosso coração.

As 4 leis espirituais falam de dois círculos onde o primeiro o eu está no controle, infelizmente muitas pessoas tem vivido isto, sempre o seu ego está no controle de suas vidas, são egocêntricas, tudo gira em torno delas, mas hoje Jesus quer ser o seu REI de fato e de verdade.

Deixe hoje Jesus reinar em sua vida, entregue a ele o controle da sua vontade.

4 - Faça-se a tua vontade assim na terra como no céu.
A palavra de Deus está repleta de citações onde é ressaltado a obediência a vontade de Deus.
Provamos o nosso amor a Deus pelo fato de obedecermos a sua vontade.
Quantas vezes temos trocado a vontade de Deus pela nossa própria vontade.

Você já perguntou hoje para Deus qual é á vontade dele pra você neste dia?
Você perguntou pra ele qual é vontade dele para sua vida?

Quantas vezes fazemos a nossa própria vontade sem dar atenção alguma a vontade de Deus em nossas vidas.

Oramos a Deus sem saber se aquilo que estamos pedindo é a vontade de Deus em nossa vida.

Você já notou que vivemos um tempo onde as vontades pessoas estão acima de todas as coisas, onde procuramos desejos pessoais como se fossem o único objetivo de nossas vidas.

Passamos a vida inteira queremos ajudar tesouros aqui na terra e nos esquecemos de ajuntar tesouros no céu, depois terminamos a vida e aprendemos que corremos atrás do vento como escreveu o sábio Salomão, tudo é vaidade.

É como se passássemos a vida inteira atrás do pote de ouro no final do arco íris e quando o entramos descobrimos que é apenas um prato de cereal.

Para fazer a vontade de Deus a primeira coisa que precisamos fazer é saber qual é essa vontade e só sabemos buscando em Deus e aprendendo a ouvir a voz de Deus em nosso coração.

5 – O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Geralmente aprendemos a orar por grandes coisas, por projetos faraônicos, mais nesta oração Jesus nos ensina a orar por necessidades básicas não para amanha e sim para hoje.

Ficamos preocupados com o que vai acontecer daqui a dias ou a semanas, e Jesus ensina que precisamos viver o dia de hoje.

É por isso que estamos vivendo a geração da angustia e do stress, onde a depressão tem sido a doença do nosso século.

Porque? As pessoas estão preocupadas com o dia de amanha, dormem a base de calmantes, são dependentes de remédios por não aprenderam a depender de Deus.

Todos os dias precisamos do pão, mas Jesus está pedindo pra hoje, não para amanha, e nem para daqui a um mês, ele está ensinando que devemos orar por hoje.

A ansiedade é um sinal claro da falta de fé. Quem é ansioso geralmente é alguém que vive o amanha de forma negativa.

Confie em Deus, entregue suas necessidades a Ele, suas angustias e tire este peso de suas costas, deixe essa mala pesada que é a ansiedade e pegue o fardo de Jesus que é leve.

Viva a vida com alegria e singeleza de coração, viva a vida que Jesus tem pra você sem a pressão do dia de amanha ou as pressões que a vida moderno insiste em apresentar pra você.

A pouco tempo atrás as pessoas viviam sem carro, sem tv, sem computador, agora nos tornamos escravos do consumismo onde temos que ter tudo, existem pessoas que não vivem sem computador, se tornaram dependentes desses objetos para viver.

Liberte-se dessa escravidão, não queira ter, deseje ser pois isso é que vai importar para Deus.

6 – Perdoa as nossas dividas assim como temos perdoado os nossos devedores.
Aqui Jesus ensina um principio muito importante: O de que somos perdoados á medida que perdoamos.
As vezes podemos dizer que perdoamos mais somos parciais nesse perdão, perdoamos parcialmente só para nos livrarmos da culpa da falta de perdão.

Devedores: Sempre teremos devedores em nossas vidas.

Pessoas que nos devem amor, carinho, atenção e até mesmo respeito.
Mas também temos que entender que o principio mais poderoso do reino de Deus é o perdão.

Como você tem perdoado os seus devedores?

Vou perdoar mais não quero ter relacionamento próximo.
Se Jesus falasse isto pra você?
Eu vou te perdoar mais eu não quero mais me relacionar com você?

É algo para pensarmos...

Isso quer dizer que Deus nunca mais irá ser intimo de você, ele terá com você um relacionamento também a distancia.

Eu vou perdoar mais eu nunca mais irei confiar, porque comigo não tem uma segunda chance.
E se Jesus dissesse o mesmo pra mim e pra você?

Eu vou perdoar você mais dentro de mim ficou uma magoa que sempre me lembrarei do que você fez.
E se Jesus dissesse o mesmo pra você?

Isso é muito profundo: Ele nos perdoa assim como perdoamos os nossos devedores.

Se você perdoa as pessoas com ressalvas, Deus também ira te perdoar com ressalvas...


7 – E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Jesus neste texto não pede para que Deus tirasse as tentações, ele pede para não cair, pois sabia teríamos tentações.

Não adianta você orar para não ter tentações pois será em vão, você vai passar por provas em sua vida, o diabo irá tentar você mas a decisão de cair ou não é sua.

Ele pede para que livre do mal, isso quer dizer livras das influencias de potestades e principados.

Todas as vezes que caímos em tentação damos brechas para que o mal possa entrar em nossas vidas.

8 – Conclusão

Pois teu é o reino, o poder e glória para sempre. Amém.

Jesus termina a oração adorando, exaltando a Deus, adoração é entender que o reino, o poder e a glória não deve ser nossa busca diária, devem ser apenas e tão somente de Deus.

Existem muitas pessoas que acham que reconhecimento, posição e prestigio deve ser a sua busca, mas não deve não pois a minha vida deve ser para agradar a Deus e para adorá-lo.

Precisamos nos esconder na nuvem de Deus, onde a fumaça nos esconda, onde Deus possa ser adorado e admirado como sendo o único digno de toda honra e Gloria.
Pessoalmente esse texto Deus falou muito comigo, quero aprender a orar da maneira correta e aprender a depender totalmente de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pator e pastora me ajudem eu ja nao sei mais o que fazer,... estou em depressao, ja aceitei Jesus me batizei enfim... Mas nao consigo sair da depressao
Em dezembro tive um rompimento no meu relacionamento de 2 anos que me machucou muito, pois o Fabio era um benção em minha vida, porem eu nao sabia o que sentia, fiz muita coisa errada, nao o trai, mas o magoei muito, hj estou muito triste pois o remorso me corroi por dentro, tinhamos o sonho de casarmos sermos felizes, porem ate hj nao sei ao certo dizer o que fez eu agir assim ou melhor sei sim
eu e ele serviamos um centro de umbanda, alias eu o conheci la, hj frequento a Igreja sou convertida, me converti em fevereiro, e ele ainda esta la, a mae dele foi quem o levou e confesso creio que ela nao gosta de mim, nunca declarou aceitar meu namoro com ele, ...
Hj o Fabio diz estar em outra nao quer nenhum contato comigo, nem ser meu amigo, ja pedi perdao a ele, mas ele sempre seco, sempre frio e diz sempre nao querer contato comigo, alega estar ate namorando.
De fato em Dezembor qdo percebi o qto havia errado fui fazer uma homenagem no serviço dele, é alugei um carro de som para uma declaração de amor e peddo de perdao qdo cheguei la descobri q ele estava com uma menina de apenas 18 anos, naquele dia o chao se abriu, cheguei ao fundo do poço, tentei suicidio... confesso q aceitar o sr. Jesjus me ajudou pois estava independente da dor tentando e esperando a volta dele, pois tinha certeza q o sr. Jesus o libertaria e traria ele para mim, em março agora perdi meu emprego, minha valvula de escape... hj me encontro fraça sem forças sem vontade... por causa da depressao tomo remedios q estao fazendo com que meu cabelo caia ja nao tenho mais alto estima nao tenho forças...
por favor me ajudem

sscalioni@hotmail.com