quarta-feira, 2 de abril de 2008

Os Fundamentos para uma Vida Vitoriosa


Mat. 7:24-29
“Todo aquele que ouve as minhas palavras...” (Mat. 7:24)

Este texto retrata dois tipos de pessoas que estão dentro das igrejas, pois Jesus está falando especificamente para pessoas que estão ouvindo a sua palavra e não para pessoas ignorantes de sua palavra que não conhecem a verdade.

Jesus está acabando o sermão do monte onde ele ensina o padrão de vida do verdadeiro Cristão. Ele ensina neste texto sobre orar, perdoar, caminhar como verdadeiros discípulos seus.

Mas hoje em dia vemos dentro das igrejas uma realidade bem próxima daquilo que Jesus descreve neste texto, muitas pessoas que são meros freqüentadores de Igreja mas que na sua vida diária não praticam aquilo que aprendem com seus mestres e pastores que muitas vezes tem se desgastado em ensinar um povo displicente e sem compromisso com o Reino de Deus.

Hoje casais de namorados vão a igreja e mantém mesmo assim uma vida de sexo fora do casamento, outros são espectadores de belos sermões mas tem em suas vidas rancor e até ódio por pessoas que lhes fizeram mal, outros ainda usam de suas bocas como fonte de maldição dentro de suas próprias casas em vez de viver a essência do evangelho vivido e pregado por Jesus.

“ Todo aquele que ouve minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Vers. 24).

No dicionário da língua Portuguesa prudente que dizer cauteloso, sensato e previdente. Traduzindo isto é ser uma pessoa sábia.

“Tornai-vos pois praticantes da palavra e não somente ouvintes enganando-vos a vós mesmos” (Tg. 1:22)

Existe muita gente enganada e enganando a si mesma achando que é um verdadeiro cristão pelo fato de ser um mero freqüentador de igreja ou mesmo um participante ativo de atividades dela.

Ser cristão é praticar a palavra de Deus isso é:

- Perdoar o ofensor
Esta semana estive com um amigo que me chateou muito no passado, tive a oportunidade de falar o que pensava pois ele começou a se culpar porque no momento mais difícil de minha vida ele se ausentou.

Lembrei-me do texto que diz que não devo pagar mal com mal e disse pra ele que Deus queria que eu fosse tratado e que entendia o fato de ele estar ausente quando eu precisei dele, sem nenhum tipo de demagogia eu já o tinha perdoado e agora o que eu oferecia pra ele em troca da falta de lealdade dele naquele momento era minha alegria de estar com ele aquele momento.

A um tempo atrás eu destilaria veneno diante dele, falaria pra ele tudo que estava engasgado, mais naquele momento não tinha mais nada engasgado pois já havia colocado aos pés de Cristo e havia sido curado da magoa e do rancor, agora eu estava livre para amar sem esperar nada em troca.

Quantas vezes lemos o texto de Prov. 15:1
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”

O prudente que está na rocha vive aquilo que ele aprende, ele tem desejo de agradar a Deus mais do a sua carne ou a sua tendência pecaminosa.

Você é alguém prudente em suas palavras, atitudes ou desejos de seu coração?

Ou você faz aquilo que dá na sua cabeça independente das conseqüências?

“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia” (Mat. 7:26).

Conta-se que um homem muito rico resolveu presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras.
Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante.
O aniversariante gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza.Joga fora o lixo, lava a bandeja, enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde diz: "Cada um dá o que possui."

“e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa...” (Mat. 7:25a e 27a)

É interessante notar que todas as adversidades são iguais para todos, para o prudente e para o néscio, mas o resultado é diferente pois para o prudente tudo fica igual pois está firmado na rocha, mas para o imprudente a casa cai, pois sua vida está firmada na areia.

Você já tentou firmar uma guarda sol na areia quando foi a praia?
Se der um vento muito forte leva ele embora, da mesma forma aquele que se firma na areia não tem firmeza ele desaba diante das adversidades da vida.

Existem amizades firmadas assim, na primeira oportunidade de prova ela sucumbi.

“Na alegria se faz uma amigo mas na tristeza se faz um irmão”.

Tudo na vida passa por provas, por tempestades, por adversidades, se passar é porque foi provado.

- O ouro para se depurado precisa passar pela prova do fogo.
A aliança é provada pelo fogo para ser aliança, antes disso é apenas uma promessa.

- A fé para ser provada precisa passar pela prova do tempo.

- Os relacionamentos para serem provados precisam passar pela prova das decepções.

- O líder para ser provado precisa passar pela prova abandono.
Jesus foi abandonado por todos os discípulos e mesmo assim não desistiu e os amou até o fim.

- O amor para ser provado precisa passar pela prova do perdão.

- O barco para ser aprovado precisa passar pelo testa das tempestades.

Eu e você para sermos aprovados precisamos passar pelas adversidades da vida e mesmo assim sairmos ilesos.

Quando Jesus termina o sermão nos versículos 27 e 28, eles ficam maravilhados porque ele ministrava aquilo que vivia, e não como os escribas que não tinham autoridade para pregar porque não viviam aquilo em suas vidas.

E você que tipo de Cristão você tem sido?

Alguém que vive o evangelho de Jesus ou alguém que apenas ouve mais que quando é provado não passa pelo teste?

Você esta semana foi provado e como foi a tua reação diante das provas?

Quando alguém te deu uma fechada no transito você foi tranqüilo e prudente passando pelo teste da paciência e tranqüilidade que um verdadeiro cristão tem?

Quando sua esposa não fez aquilo que você achou que ela tinha de fazer pra você, talvez quando ela não passou aquela camisa que você tinha pedido no dia anterior e ela se esqueceu, você foi amoroso com ela e entendeu com bondade a sua falha ou você foi grosseiro com ela?

Quando seu chefe esqueceu de te valorizar porque você tem se esforçado você não relevou porque você faz tudo para Deus ou ficou irado e chateado e disse que não ira mais ser bobo dele?

Quantos testes temos passados todos os dias?

São muitos e somente aqueles que firmaram as suas vidas em Jesus
e praticam as suas palavras irão ser vitoriosos.

Sabe porque existem tantos derrotados e frustrados na casa de Deus? Porque firmaram as suas vidas na areia.

Na areia do Orgulho, na areia da Soberba, na areia do rancor e da magoa, na areia do desanimo, na areia do amor ao dinheiro ou em outras tantas areias...
Firme hoje a sua vida em Jesus e seja um cristão aprovado.

11 comentários:

Unknown disse...

parabens que o espirito santo continue a usar este site DEUS abecoe vcs

Anônimo disse...

Palavras abençoadas!
Para mim esse site foi de grande valor´,pois Deus tem usado o irmão
para acordar muitos que ainda estão dormindo!
Na verdade quem não precisa de um
apoio,de uma palavra nas horas de fraquezas...
Deus os abençoe!

Sori Passinho disse...

Observando as Duas reflecções vejo que:Quantas vezes a realidade está em nossa frente mas, insistimos em errar,como somos fúteis e relapsos com tudo aquilo que Deus nos deu gratuitamente:o seu infinito amor.Realmente valorizamos pouco as obras de nosso pai celestial,sinto pena de nós mesmos,pois falamos aquilo que não vivemos,queremos apenas mostrar para os próximos que somos melhor que eles,quando no nosso íntimo estamos igual ao publicano que exaltava-se a si próprio diante de Deus e na verdade estava podre por dentro.Quanta maldade há em nossos corações.Esse é o retrato da maioria dos cristãos a começar por mim,acho que ainda não aprendemos a amar Deus verdadeiramente,ainda não nos entregamos de corpo e alma para ele,ainda somos cheios de vontade e condições como se Deus é quem precisa-se de nós.Necessitamos realmente deixar de ser expectadores para sermos participantes e praticantes do Reino de nossa Pai que é a nossa herança.QUE DEUS CONTINUI USANDO VOCÊS PARA DESPERTAR TODOS NÒS QUE DORMIMOS.QUE ELE DÊ A VCS PORÇÃo DOBRADA DE SABEDORIA!mhbcgih

SALU disse...

Hoje estive orando por todos os pastores do Brasíl, então orei por voc~e. Continue este trabalho importante, anjo do Senhor que v é.
Amei esta mensagem. E também a "crta de satanás"
Antonieta

Unknown disse...

Poxa o senhor não sabe como fikei feliz em receber seu e-mail sobre essa carta!!DEUS realmente o usa com poder e grande glórias!aleluias!glorificado seja o nome de JESUS!!Que JESUS o cubra com seu manto santo por onde o irmão andar!Eu tomei a iniciativa e copie a carta e mostrarei aos meus irmãos da igreja pra que eles venha tbem dispertar assim como eu despertei!!Apartir de hoje eu tentarei serguir aquilo que JESUS me colocou em mãos,as vezes fazemos coisas iguais esta na carta,naum digo tudo,eu por exemplo sou sincera com o senhor tem coisas ali que eu fazia,e hoje depois que li,peço até perdão a DEUS e me consertarei!1Obrigada meu amigo e irmão que JESUS o guarde e o abençõe muito!!fika na paz!!

PB.ELCIO RODRIGUES E FAMILHA.. disse...

DEUS TE ABENÇOE PrDENIM.QUE DEUS CONTINUE TE USANDO.SE O SR.NAO SE IMPORTA ESTAREI PREGANDO UAS DE SUA MENSAGEM PARA MINHA IGREJA.OK Pb.ELCIO LIMA.

Anônimo disse...

Graça e Paz!!! Amado do Pai!Com Alegria e determinação; li e amei a mensagem...Que o Espírito Santo, nosso ajudador Fiel, continue dando inspirações super iluminada como esta, para que possas mover muitas vidas "Crentes", sem decisão...Pois, esta Palavra Rhema(Revelada), nos cunduz para uma vida em abundância em tudo...Pois, "Somos mais que Vencedores em Cristo..." No amor do nosso PAI. SHALON Adonai!!!

Anônimo disse...

Obrigada pela mensagem!
Fiquei feliz por ter recebido.
E GOSTARIA DE RECEBER SEMPRE QUE DEUS O ABENÇOE!
OBRIGADA!

cleusa disse...

Passei por aqui deixo um abraço para a familha ,suas palavras sao balsamo a nossa missão é servir ao sr. JESUS SEM OLHAR AS circunstãnsia

comunidade de PORTO ALEGRE

CLEUSA
2-6-2008

Rosimeire S'antos disse...

Parabêns, e que Deus continue derramando sobre sua vida a sua poderosa unção

Unknown disse...

Pr. Muito obrigado por me enviar essas mensagens eu realmente estava precisando ouvir Deus falar comigo.
Que a Paz do Senhor Reine em sua vida e em seu lar e ministério.