segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nossa posição em Cristo

Efésios 1:1-14

O apostolo Paulo foi o escritor desta carta aos cristãos de Efeso. Ele mesmo testifica isto em Efésios 1:1 3 e Efesios 3:1
Esta espístola foi escrita provavelmente quando ele estava preso em sua casa como vemos no livro de Atos 28:16-31, na cidade de Roma onde ficou por dois anos preso ali no ano de 60 d.C.
Efeso era uma cidade com o comercio muito forte o centro comercial mais importante da Ásia menor onde hoje fica Turquia.
Era também o centro espiritual pagão de sua época onde existia o templo de Diana conforme vemos em Atos 19:35).
Paulo visitou Efeso em sua segunda viagem missionária e ficou ali na sua terceira viagem missionária por três anos. (At. 19:8,10)


Nesta espístola Paulo:
- Enfatiza os recursos espirituais que os Cristãos. (Ef. 1)
- Explico como Deus nos reconciliou com Ele. (Ef. 2-3)
- Nos admoesta a como viver e crescer espiritualmente e na comunhão com outros cristãos e também como nos portarmos na batalha espiritual. (Ef. 4-6).

Paulo na Espistola de Efesios apresenta a responsabilidade do cristão verdadeiro viver uma vida autentica destacando a importância dos relacionamentos interpessoais.

1) A dependência de Deus.
“Paulo apostolo de Cristo Jesus por vontade de Deus...”(vers. 1)
É interessante notar que Deus tem reservado para cada um de nos uma missão como tinha reservado a Paulo que aprendeu logo qual seria.
E você sabe qual é a sua missão aqui na terra?
Tenho certeza que não é apenas ficar rico, construir a sua casa ou mesmo se casar mas é muito mais que isso.
Se você nunca descobrir isto será uma pessoa infeliz, procurando respostas, procurando alegria aonde você nunca encontrara, procurara na bebida, no sexo, nos bens materiais, num casamento ou qualquer outro lugar mais a única realização total que você pode ter é Cristo.
Se você não vive para servir você não serve para viver em Cristo.

2 – Aprenda a abençoar com sua boca.
“... Graça a vos outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” (Vs. 2)
Quando encontrar alguém que é cristão aprenda a profetizar sobre a vida dele bênçãos.
GRAÇA: Favor imerecido de Deus em nossas vidas, a confirmação da nossa salvação. No grego é a palavra charis que é amor incondicional.
PAZ: É a maior procura do ser humana, pois estávamos perdidos e ele nos regatou do império das trevas nos dando paz.

3 – Nossa posição em Jesus.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos espiritual nas regiões celestiais. (vers. 3)
Neste texto fica claro que as coisas precisam ser conquistadas no mundo espiritual primeiro e que Deus já nos deu isto. Temos o privilegio da escolha de Deus.

Ilustração:
Havia um parque temático que havia uma princesa linda em um castelo e todas as crianças ficavam esperando a hora dessa princesa sair para abraça-la e era uma grande festa quando isto acontecia.
De repente todas as crianças correram para a princesa porque ela havia chegada e a crianças queriam estar perto dela.
Mas num canto daquela castelo de conto de fadas ficou um menino com seu irmão, ele tinha dificuldade de andar por causa de um problema físico e tinha todo o seu rosto desfigurado por causa de acidente que sofrera e que o tornara assim de forma irreversível. Ele pensara que ficaria ali de longe vendo a princesa porque já estava acostumado a ser rejeitado pelas pessoas e ate mesmo desprezado pela sua deformidade tão terrível, seria apenas mais uma vezes olhado com olhar de espanto e de ate mesmo medo, porque muitas crianças quando o viam choravam assustada tamanha era a impressão por suas deformidades.
Aquela princesa saindo percebendo de longe aquele menino e com muita sensibilidade saiu e passando com cuidado pelo meio das crianças foi ao encontro daquele menino e de seu irmãos e abaixando-se a sua altura deu um sorriso terno e um beijo em seu rosto.
Essa ilustração me fez lembrar de uma historia bíblica, ao invés de uma princesa um príncipe o Príncipe da Paz ao invés do menino um ladrão o Ladrão da Cruz.
Em ambos os casos o presente foi dado, em ambos os casos o amor foi repartido em ambos os casos houve um gesto que valia mais que mil palavras.
A princesa deu apenas um beijo quando levantou para ir embora levou a sua beleza pois o menino continuou deformado ela não assumiu o lugar do menino e deu a ele um pouco de sua beleza.
Mas Jesus fez mais ele levou consigo todas as nossas enfermidades...
Foi transpassado pelas nossas transgressões...
O castigo que nos traz a paz estava sobre ele...

JESUS deu mais que um beijo – Ele deu a sua beleza...
JESUS pagou mais que uma visita – Ele pagou por nossos erros...
JESUS levou mais que um minuto – Ele levou nossos pecados...

No versículo 3 e 4 ele diz que nos escolheu para sermos santos e nos pré destinou para ele, em amor.

4 – Nos criou com um propósito eterno.
“para louvor da gloria de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (vers. 6)
Fomos criados por Deus para louvor da sua gloria isso quer dizer que nossa vida precisa ser compatível com esse propósito.
Nos deu a redenção e remissão dos nossos pecados.
Estamos livres do poder de prisão que o pecado tem sobre nossas vidas.
- Livre dos vícios, da murmuração, da lascívia e dos pensamentos impuros, da promiscuidade, da fofoca, do desanima e da tristeza e de tudo aquilo que nos separa de Deus.
Você não precisa mais ser um escravo do pecado...
“Ä fim de sermos para louvor da sua gloria nos os que de antemão esperamos em Cristo”. (Vs. 12)
Não importa o tamanho do seu pecado mesmo que você seja o pior dos pecados ele deseja hoje te libertar pra que você nunca mais seja um derrotado.
Por isso é tão importante que você seja um adorador de tempo integral alguém que o adore tanto no templo como com a sua vida porque você foi criado para isto.

Conclusão.
“...tendo nele crido foste selados com o Santo Espírito da promessa” (vers. 13).
Você tem uma marca em sua vida que o Espírito Santo colocou em voce.
O Selo é uma marca que o rei colocava em suas ordens que não podia ser revogado mesmo que o rei desejasse depois faze-lo.
Você tem um selo em sua vida que te da autoridade de viver uma vida vitoriosa diante de todas as coisas e principalmente diante do pecado que tenta te aprisionar.

Ilustração:
Existia um certo dono de terras que teve por muito tempo grandes prejuízos em suas colheitas e por causa disso estava passando por muitas dificuldade financeiras a ponto dos credores irem buscar seus bens e ate mesmo moveis de sua casa. A dificuldade era tanto que ate mesmo a alimentação era racionado entre ele e toda a sua família.
Já estavam dormindo no colchões pelo chão porque não havia mais nem mesmo cama para todos. Mas certo dia tudo isso mudou, eram anos de privações e de miséria e ate mesmo fome.
Um certo pesquisador de uma universidade veio em sua terra fazer algumas pesquisas e depois de alguns dias voltou com alguns homens muito bem vestidos que queriam comprar aquelas terra e disseram pra ele que haviam encontrado petróleo em suas terras e que aquelas terra valiam milhões e estavam dispostos a pagar o preço que valia, ele se tornaria um homem riquíssimo, milionário do dia para noite.
Alias ele já era antes mesmo destes homens chegarem ele apenas não sabia disso.
Hoje existem muitos cristãos como este fazendeiro falido, estão vivendo na miséria espiritual e material porque não sabem a riqueza que Deus já deu nas regiões espirituais.
A fé é a forma que você pode tomar posse dessas riquezas e deixar de ser um Cristão miserável.
Você tem uma marca em sua vida a marca da promessa que o Espírito Santo de Deus colocou em você, então levante a cabeça e olhe para frente com fé e com determinação de um eleito de Deus para ser vencedor.

Um comentário:

ana disse...

A PAZ, MEU QUERIDO MINISTRO JESSE; PASSEI PRA TE DESEJAR TODO SUCESSOR DESDE MINDO; AMEI ESTÁ VISITA; UM GRANDE ABRAÇO; DÊ SUA AMIGA E IRMÃ, PASTORA:ANA CRISTINA; DE GOIÂNIA, GOIÁS.