terça-feira, 10 de junho de 2008

Uma Igreja Sadia


“Um lugar para se fazer amigos”

Texto: At. 2:42-47

O modelo de Igreja que vemos em nossos dias não é o mesmo modelo que a igreja primitiva vivia, hoje em dia a igreja se tornou um restaurante espiritual onde apenas vamos para receber uma boa palavra mais que fica a desejar em prover relacionamentos saudaveis onde fazemos amigos.


Existem igrejas hoje em dia que as pessoas frequentam mais não mantem relacionamentos de amizades e isso é uma patologia eclesiástica terrivel porque não era essa a ideia de igreja que vemos no novo testamento.


A Igreja não caminha com boas idéias e sim com uma revelação de Deus.
O resultado de uma igreja saudável é o crescimento espontâneo da igreja, pois vemos isto no livro de Atos inteiro. O crescimento não era a meta e sim o resultado.

“Louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo povo, enquanto isso, acrescenta-lhes o Senhor dia a dia os que iam sendo salvos” (At. 2:47)

O crescimento acontecia espontaneamente não por forçar uma situação, mas por um estilo de vida.

A igreja primitiva vivia um evangelho que atraia pessoas, um evangelho de relacionamentos saudáveis que refletia em seu crescimento e qualidade espiritual de seus membros. Ovelha Sadia sempre dá cria.

1) Perseverança. “Perseveravam...” (At. 2:42)

No Dicionário: Persistência, continuar, Constancia, assíduo e insistir.

É interessante notar que eles começam o texto com essa palavra, era necessário um atitude em tudo eles insistiam em alguma coisa, que não era natural era conquistado por força e decisão pessoal.

“Não deixando de congregar-vos como é costume de alguns, mas admoestemo-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Heb. 10:25).

2) Estavam juntos. “todos os que criam estavam juntos...” (At. 2:44)

Havia um compromisso pessoal uns com os outros, e por estarem juntos tinham consciência da necessidade de cada um. E essas necessidades eram supridas.

O Capitalismo Moderno trouxe uma visão de cada um por si e Ninguém por todos onde a individualismo esta de forma terrível afetando toda nossa sociedade.

- Eu não sou responsável por ninguém quero ganhar o meu e os outros que se virem.

Passamos a semana inteira sem ver ninguém, sem falar com ninguém.

Não nos reunimos para um bom bate papo a respeito de coisas eternas.

Estavam juntos... comiam juntos...

“... o povo é um e todos têm uma só língua, isto é o que começam a fazer, agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer” (Gen. 11:6)

3) O segredo da Igreja Primitiva era a Perseverança (Insistência) Unânime:
Perseverando Unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa” (At. 2:46).

Note bem que havia duas coisas que eles faziam todos os dias.

- No Templo: Reunião de Celebração

- Partindo o pão em CASA (Pequeno Grupo – Comendo Juntos)

Era necessário uma grande decisão pessoal para estar todos os dias juntos, novamente podemos perceber que essa igreja havia uma insistência nessa realidade:

Não deixando de congregar-vos como é costume de alguns, mas admoestemo-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Heb. 10:25).

Eles não usavam de mirabolantes sistemas publicitários, eles estavam juntos na celebração do tempo e no grupo pequeno que se reunia nas casas.

E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a Jesus o Cristo” (At. 5:42).

Muitas pessoas vão apenas ao culto de domingo, sua vida nunca será plena com isso, uma vez por semana e olha lá não faz muita diferença na sua vida pessoal.

É necessário estar junto para que o fogo do espírito permaneça aceso.
Precisamos deixar de ser um punhado de batatas espalhadas para ser um purê de batatas.

Conclusão:

“E todos os dias acrescentava o Senhor ‘a igreja aqueles que iam sendo salvos” (At. 2:47).

“De sorte que que crescia a palavra de Deus e em Jerusalém se multiplicava rapidamente o número dos discípulos...” (At. 6:7)

Pense um pouco naquilo que Deus quer mudar em sua vida, talvez você diga a igreja esta muito fria...

A IGREJA PRECISA SER UM LUGAR PARA SE FAZER AMIGOS.

6 comentários:

Unknown disse...

amei este texto...muito bom mesmo!

Anônimo disse...

amei este texto...muito bom!

Anônimo disse...

Meu DEUS tu és tremendo
sem ti nada somos e mesmo em baixos tu és misericordioso e quer levantár-nos mesmo sendo ingratos obrigada por tudo JESUS eis-me-aqui essa palavra foi toda pra mim continue abençooando essas pessoas para serem usadas para nós
GRAÇA & PAZ...Lu

Anônimo disse...

Essse recado DEUS mandou pra mim!!

Obrigada meu Deus!!

Pastor me ajude em oração e agradeço pela linda mensagem.

Que DEUS continue abençoando vc e toda sua família!!

Anônimo disse...

Excelente artigo. É impressionante que numa membresia, mesmo de igrejas pequenas ou médias, pessoas não se relacionam. Como pastor fico triste com essa realidade. E o pior, pessoas que não se relacionam por mágoas e ressentimentos, falta de perdão.

Anônimo disse...

"Deus te abençoe muitíssimo Pr Jessé. Queria q tds da minha igreja lessem esse artigo para nos tornar um purê de BATATAS, onde todos se abrasem num só Amor! Pois quem não ama não pode ver a Deus! Pois queria ver a igreja mais sadia!"
E obrigada pelo artigo no orkut, me edificou alguns trechos que li, deixarei um comentário lá!!!
Fique na Paz e tenha uma ótima noite na graça de Deus!