quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Estilo de vida da Igreja Primitiva


Texto: Atos 4:5-37

A Igreja não parava de crescer, todos os dias eles viviam um avivamento jamais visto de milagres e crescimento espiritual.

Ao mesmo tempo que suas vidas estava ameaçada por perseguidores que não sabiam nada sobre direitos humanos.

Um pergunta surge em nossos dias.

Se acontecesse em nossos dias uma grande perseguição contra a igreja chamada cristã, será que teríamos a mesma coragem de ser cristão que temos hoje?

Se nossos amigos, filhos, pais e pessoas próximas começassem a perder a vida por causa do evangelho ou a sofrer agressões públicas por que as pessoas sabem que elas são cristãs teríamos um compromisso real com Jesus?

1) Intrepidez. (Atos 4:5-22)
“...Pedro, cheio do Espírito Santo disse...” (vers.8).

Quando Pedro e João estavam presos não ficaram chorando e reclamando por cauda disso. Antes eles foram usados por Deus através da intrepidez de suas palavras.

“...vendo a ousadia de Pedro e João... que eram sem letras e indoutos, se maravilharam... “ (vers. 13).

Deus não precisa de muita coisa para usar uma pessoa poderosamente. Eles eram analfabetos e mesmo assim estavam discutindo com doutores da sua época. Deus quer usar você e isso só depende de sua vontade de ser usado por Ele.

Porque então que não temos tantas situações em sermos usados por Deus?
“Pois não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”

Porque o Reino de Deus não é um estilo de vida para nós, não respiramos servir a Deus e agradá-lo estamos mais interessados em nossos afazeres e prioridades pessoais.

Mas Eles viviam e respiravam 24 horas por dia servir a Deus e demonstrar esse amor não apenas nas reuniões mais em todo tempo.

O grande sinal que estamos cheios do Espírito Santo é a ousadia e intrepidez que falamos do Senhor Jesus.

“...E todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (vers. 31).

2) Estavam sempre juntos e tinham uma vida de oração intensa. (Atos 4:23-31).
“Soltos eles foram para os seus...” vers.8

Não foram para casa dos seus pais ou ficar sozinhos curtindo uma deprê pós perseguição.

Foram estar com a igreja porque em tudo estavam juntos.
Além de estar juntos eles buscaram a Deus em oração juntos.

“unânimes levantaram a voz a Deus em oração” (vers. 24).

Sempre que você puder ore junto com teus irmãos. Não precisamos marcar reuniões de oração para orar com nossos irmãos, mas sempre que você puder estar em algum lugar ore junto, concorde com seu irmão sobre as bênçãos de Deus sobre a vida dele e a sua.

Equação de Poder: A oração adicionado á unidade
QUEBRA toda resistência ESPIRITUAL em NOSSAS vidaS.

“Se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem ser-lhe-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Pois onde estiveram dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mat. 18:19-20)

Por isso o grupo pequeno é tão importante em nossa vida, pois é ali que nossas dificuldades são expostas e também é onde recebemos oração dos nossos irmãos por essas dificuldades.

Somente relacionamento sem oração e palavra não gera transformação nenhuma na vida das pessoas, mas quando nos reunimos e buscamos a Deus em unidade o mundo espiritual é abalado com isso. E podemos viver grande milagres em nossas vidas.

“Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos. E todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia á
palavra Deus” (vers. 31)

3) Um só coração e Alma. (Atos. 4:32-36).
“Era um o coração e a alma da multidão dos que criam” (vers. 32)

Mesmo agora sendo mais de cinco mil pessoas reunidas eles ainda eram um corpo unido e feliz.

Como isso pode acontecer com tanta gente diferente junta?
Porque a Igreja era um Lugar para se fazer amigos.

Eles não tinham contato com todos da igreja ao mesmo tempo porque isso é impossível, mas como viviam nas casas comendo juntos eles tinham mais afinidades com algumas pessoas e isso virava um circulo vicioso do bem.

“mas todas as coisas lhes eram comuns” (vers. 32)

Não havia individualismo eles estavam sempre juntos e tinham tudo em comum. O que mais vemos no chamado povo de Deus nesses últimos dias é cada um por si e Deus por todos.

Estamos muito distantes da verdade bíblica: O capitalismo selvagem que vivemos nos ensina a sermos individuais e independentes de tudo e de todos. Mas A igreja Primitiva vivia o contrario disso, eles aprendiam a abençoar uns aos outros em todas as áreas. Qual foi a ultima vez que você ajudou alguém?

Até mesmo dar carona pra alguns é difícil em dar. Não servimos as pessoas da igreja porque não queremos gastar dinheiro com gasolina porque afinal de contas economizando pra trocar de carro.

Isso é Egoísmo e Individualismo.
Mas a Igreja primitiva servia com tudo que tinha aos outros.

Quando emprestei meu violão para uma pessoa que estava precisando num evento que aconteceu no ginásio de esportes ele nem precisou pedir porque eu vi a necessidade dele e lhe ofereci o meu violão.
Conclusão:
A igreja Primitiva marcou a sua geração por causa de um estilo de vida que vivia.

Você tem vivido uma vida cheia do Espírito Santo?
O grande sinal desse tipo de vida é falar com ousadia do Senhor Jesus.

Você tem orado com seus irmãos e pelos seus irmãos?
Quando estamos cheios do Espírito Santo veremos grande milagres de Deus em nossa vida e na vida das pessoas que oramos por elas.

Você tem se esforçado para fazer amigos na igreja?
A Igreja precisa ser um lugar para se fazer amigos.

Você tem servido esta geração e deixado de ser um egoísta na vida cotidiana?
O Egoísmo não nos deixa sermos sensíveis as necessidades dos outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pastor,
Tudo que o Sr. diz é mais do que a realidade é fato... e as pessoas estão dormindo no espiritual, é hora de acordar gente... Pastor é uma Bênção ter vc aqui... que o senhor cresca mais e mais em Cristo... Deus nos abençõe sempre pq Eu quero estar na Glória dele eternamente e assim seja para os meus irmãos em Cristo. Amém!!!